SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO SUPERIOR NA AMAZÔNIA
um estudo a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Oeste do Pará
Palabras clave:
Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável, Educação, Educação SuperiorResumen
A questão ambiental tornou-se um desafio para a sociedade a partir dos avanços científicos e tecnológicos. O artigo traz os resultados parciais da pesquisa que está sendo desenvolvida no âmbito do Curso de Doutorado em Ciências Ambientais do Programa de Pós-Graduação em Sociedade Natureza e Desenvolvimento da Universidade Federal do Oeste do Pará. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa (Bogdan; Biklen, 1994; Chizzotti, 2010) tendo como base da investigação a pesquisa bibliográfica e documental (Lakatos; Marconi, 2003; Cellard, 2008; Gil,2009). A pesquisa foi desenvolvida no âmbito da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), localizada no interior da Amazônia e considerada estratégica para o desenvolvimento regional. Como recorte temporal foi considerado os anos de 2012-2016 que coincide com o período de vigência do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A pesquisa delinou-se em bibliográfica e documental. Verificou-se que apesar do desenvolvimento sustentável constar no PDI da Ufopa, o documento em sua versão original e aditado não buscou aprofundar as bases conceituais, filosóficas e epistemológicas desse termo. No documento encontra-se algumas questões pontuais mais voltadas para a construção de um campus verde. Faz-se necessário a atualização deste documento explicitando os desdobramentos da sustentabilidade na realidade acadêmica a serem expressos formalmente de forma factível evitando com isso ficar limitado a mera intencionalidade. Os estudos sobre a ambientalização curricular podem trazer importantes contribuições para se estabelecer a relação entre sustentabilidade e educação superior.