O “ser” e o “estar” docente

relações de trabalho em um município paraense

Autores/as

  • Maria de Fátima Matos de Souza
  • Rozinaldo Ribeiro da Silva
  • Gizelia Maria da Silva Freitas

Palabras clave:

Formação docente, concursados x contratados, diferenças salariais

Resumen

Este artigo é resultado de um estudo sobre as condições de trabalho docente em um município da região oeste do estado do Pará, Brasil. A discussão se dá abordando as condições de trabalho de duas categorias docentes (efetivos e contratados) da rede municipal. Identificou-se que no que se refere à formação dos docentes, não há por parte da gestão preocupação em realizá-la, deixando de atender a legislação vigente sobre a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica. Foram identificadas diferenças salariais entre os professores contratados e os efetivos, sendo que os primeiros recebem um salário abaixo dos valores pagos aos professores efetivos. Aspectos como condições materiais de trabalho insatisfatórias (precariedade do espaço físico de algumas instituições, por exemplo) também foram observados. Recomenda-se o aprofundamento dos estudos buscando elucidar o destino dos recursos resultante de tais diferenças salariais.

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Publicado

2017-11-23

Número

Sección

Artigos