Aplicação da Informática na Agricultura (Moçambique)

Autores/as

Resumen

O problema fulcral desta pesquisa, relaciona-se com a evolução da tecnologia na agricultura de tração animal à robotização impõe a transformação digital responsável por mudanças na sociedade, marcadas pela utilização de diferentes vias tecnológicas para melhorar o desempenho e optimizar resultados de empresas, instituições e pessoas. Um dos motores dessa transformação digital é a informática. Neste contexto constitui objectivo estudar a influência da informatica aplicada na chamada Agricultura 1.0, marcada por ser eminentemente destinada à subsistência dos produtores mudando para o paradigma a agricultura digital. Trata-se de uma pesquisa de campo constituído por duas amostragens de culturas (milho e feijão-manteiga) em campos de cultivo e aliada ao método bibliográfico. A análise das amostras das duas culturas colectadas em dois campos cultivos, revelaram como resultados a suas variações de crescimento. As duas culturas cultivadas com técnicas diferentes mostraram características distintas, apresentando níveis ideais e acima do ideal. Concluiu-se que uma das técnicas de cultivo (subsistência/ com enxada de cabo curto) apresenta dificuldade de maneio e de obtenção de informação, por exemplo sobre a deficiência de nutrientes nos solos, como indicador a considerar na estratégia de opção da técnica de cultivo do milho e de feijão-manteiga.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Brígida D´Oliveira Singo, Universidade Licungo (UL), Moçambique

Doutorada (2007) em Educação e Ciências pela Universidade Técnica de Dresden (TUD); Vice-Reitora Académica da Universidade Licungo (UL), Moçambique.

Felisberto Singo, Universidade Licungo (UL), Moçambique

Doutorado (2007) em Informatica Educacionaal pela Universidade Técnica de Dresden (TUD); Docente-Pesquisador na Universidade Licungo (UL), Moçambique.

Publicado

2025-01-01