O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA APLICABILIDADE NA AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR
Resumen
O mundo tem avançado muito nas últimas décadas do século XXI, principalmente quando se trata da evolução digital, e a ampliação do seu uso tem criado expectativas e possibilidades no ambiente educacional, transformando radicalmente como o conhecimento é produzido, transmitido e assimilado. Na Educação Ambiental o uso de tecnologias da informação e comunicação emerge como ferramentas que não apenas facilita o estudo de questões ambientais, mas também promove a implementação de práticas sustentáveis nos espaços de formação acadêmica. Dessa forma, este estudo objetiva contextualizar historicamente o uso das TIC na educação, especialmente aplicadas à educação ambiental, com o propósito de contribuir para a ambientalização curricular em cursos de graduação de instituições de ensino superior. A metodologia utilizada foi a revisão da literatura a partir de artigos, livros e outras publicações, a fim de subsidiar a discussão sobre a temática. Como considerações, aponta-se que o contexto histórico revela tanto o potencial transformador das tecnologias quanto os desafios que precisam ser superados para sua implementação eficaz. Frisa-se que as TIC podem ser utilizadas na Educação Ambiental, devem ser potencializadoras de estratégias capazes de preparar as futuras gerações para enfrentar os desafios ambientais de forma corresponsável.
Palavras-chave: Evolução digital; Estratégias educacionais; Práticas sustentáveis; Preparação de futuras gerações.