EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS NO CONTEXTO AMAZÔNICO: EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA COMO DIREITO HUMANO

Autores/as

  • Igor Câmara
  • Fabio Alves Gomes
  • Iolete Ribeiro da Silva

Resumen

O artigo tem o objetivo promover reflexões críticas sobre a educação escolar indígena como direito humano, considerando a dignidade da pessoa humana. Para tanto, busca relacionar de forma interdisciplinar as áreas da educação, psicologia e direitos humanos como possíveis instrumentos que auxiliam na produção teórica deste texto. A metodologia empregada vai na tradição da combinação do método da dialética com a teoria da meta-epistemologia de contextos, tendo em vista, a possibilidade de promover uma visão ampla sobre o tema pesquisado sob um enfoque qualitativo. Os resultados apontam a importância de o texto constitucional reconhecer a educação escolar indígena e como é importante os acadêmicos de diversas áreas pesquisarem sobre o tema. Esperamos provocar inquietações para que outras pesquisas possam ser desenvolvidas, considerando o contexto amazônico e a divulgação sistemática das pesquisas acadêmicas.

 Palavras- chave: Direitos Humanos; Educação; Psicologia; Povos Originários.

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Biografía del autor/a

Igor Câmara

Doutorando em Educação (UFAM). Mestre em Educação (UFAM). Especialista em Direito Público (UEA). Mestrando em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos (UEA). Graduado em Relações Internacionais (Faculdade La Salle). Graduado em Direito (UNIP). Graduando em Filosofia (UNINTER). Professor e Pesquisador.

Fabio Alves Gomes

Professor Doutor na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Psicólogo e Pesquisador.

Iolete Ribeiro da Silva

Professora Doutora na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Psicóloga e Pesquisadora.

Publicado

2024-07-01