O funcionamento discursivo da palavra “campo” em documentos do campus rural Marabá (Pará, Brasil)
Resumen
Este artigo apresenta um gesto de leitura sobre o funcionamento do discurso que circula nos documentos institucionais do Campus Rural Marabá (CRMB)- campus que integra o Instituto Federal do Pará (IFPA)- a partir dos efeitos de sentido que se constituem no uso da palavra “campo”, nesses documentos. O gesto de análise apresentado tem como aporte teórico as noções propostas pela Análise do Discurso de Fundação Francesa e como objeto de análise o funcionamento do discurso sobre o “campo”, a partir dos dizeres que tomam a palavra “campo” em sua formulação. O corpus em análise é constituído por materialidades discursivas presentes no Projeto Político Pedagógico do CRMB, construído pela comunidade institucional em 2010, do qual foram selecionados recortes, tomados aqui como Sequências Discursivas, nas quais comparecem a palavra “campo”. Essas Sequências Discursivas constituem nosso dispositivo teórico-metodológico, o qual foi elaborado à luz das noções teóricas propostas nas obras de Michel Pêcheux. Os sentidos mobilizados em nossa análise comportam a relação entre linguagem e ideologia, porque entendemos o “dizer” como o lugar onde a Ideologia se materializa. As análises aqui apresentadas nos orientam a compreender a concepção de “campo” que circula no Projeto Político Pedagógico do Campus Rural Marabá/IFPA e nos permite observar que os sentidos produzidos nas formulações linguísticas do documento sustentam a dicotomia “campo-cidade” e reforçam a compreensão de que esses espaços são antagônicos.
Palavras-chave: Análise do discurso. Discurso. “Campo”. Dicotomia.