PERCEPÇÃO ESPACIAL E INTERESSE POR GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumen
Este artigo apresenta um recorte da minha pesquisa de Doutorado em Educação, que teve por objetivo, investigar como o interesse por conteúdos de Geometria foi despertado nos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, da EMEF Recanto da Lagoa (Viamão, RS), ao fazer com que estes descobrissem maneiras de tridimensionalizar formas no espaço, a partir de fotografias do seu cotidiano (objetos, construções, plantas, figuras humanas, animais, entre outras), feitas por eles próprios. Menciona o uso do estudo de caso em uma abordagem descritiva, como estratégia de pesquisa. Traz resultados parciais desta pesquisa, qual seja acerca do interesse dos educandos por conteúdos de Geometria, decorrentes da promoção (aguçamento) da percepção espacial – do espaço codificado em fotografias e no ambiente onde eles vivem – evidenciada por meio da análise categorial, com base em Bardin (2011), em que, estabeleceu-se um diálogo entre os encadeamentos de evidências (de interesse), pesquisas na área (dissertações) e, as noções originárias de interesse elaboradas por educadores como: Dewey (1978) e Decroly – este, por meio das obras de Moura (1931) e Lourenço Filho (2002).
Palavras-chave: percepção espacial; geometria; ensino fundamental.