UMA REVISÃO HISTÓRICA DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

O CASO DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) CAVERNA DO MAROAGA

Autores/as

Palabras clave:

Áreas de Proteção, Floresta Amazônica, Governança Ambiental, Histórico

Resumen

As Unidades de Conservação são espaços territoriais e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais importantes, legalmente instituídos pelo Estado Brasileiro. O objetivo deste trabalho é abordar o contexto histórico que constituiu as Unidades de Conservações do Brasil, destacando o plano de gestão sustentável da (APA) de Presidente Figueiredo Caverna do Maroaga. O levantamento de dados foi realizado através de uma pesquisa descritiva e explicativa compreendendo o período de inclusão 1934-2022 em plataformas eletrônicas. Com base no levantamento bibliográfico realizado, verificou-se a publicação de 14 produções bibliográficas sobre as Unidades de Conservação, principalmente sobre a APA Caverna do Maroaga. Os resultados apresentaram a importância histórica das Unidades de Conservação do Brasil e que a análise do plano de gestão a (APA) de Presidente Figueiredo Caverna do Maroaga como uma Área de Preservação Ambiental possui o objetivo de preservar a biodiversidade e as populações, tradicionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

ERICK COELHO, UFAM/Mestrando em Ciências Ambientais

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas (2018) e Licenciatura em História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2020). É Especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (2022), em Docência no Ensino Superior, Metodologia de Ensino de História e Gestão Escolar pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2021). Economista. Atualmente é Mestrando em Ciências Ambientais na Universidade Federal do Amazonas (PPGCA/UFAM) e desenvolve trabalhos com as temáticas de Bioeconomia, Desenvolvimento Regional, Tópicos em Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

JANAÍNA LIMA, Universidade Federal do Amazonas/Professora Associada II

Técnico em Agropecuária formada pelo Colégio técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998). Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Ciências Agrárias pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2005) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (2012). Atualmente é Professora Associada II da Universidade Federal do Amazonas e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/UFAM). Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase no desenvolvimento de bioprodutos, atuando principalmente nos seguintes temas: investigação de bioativos de interesse zootécnico e produção animal.

Publicado

2025-01-01