FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CAMPO: APONTAMENTOS INICIAIS

Autores

  • Elexandra Vinhork Nogueira UFAM / IEAA
  • Eliane Regina Batista Martins UFAM / IEAA
  • Suely Mascarenhas UFAM / IEAA

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir questões referentes à educação do/no campo, destacando a formação continuada dos professores, a partir das produções científicas publicadas no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior (CAPES). A metodologia utilizada é definida como um simples processo de levantamento que envolveu a seleção e análise dos artigos com foco na Educação do Campo e Formação Continuada de Professores publicados no período de 2015-2021. Constatamos que houve e há um processo de lutas e resistências para que a Educação do Campo fosse legitimadas nas políticas educacionais, assegurando os direitos dos sujeitos deste contexto, como é o caso da necessidade da formação continuada dos professores, porém ainda há muito a se fazer e concretizar, principalmente em relação ao professor, que muitas vezes é desprovido de recursos materiais e estrutura para realizar o processo educativo comprometido com a formação para a cidadania, por isso, é pertinente continuar resistindo para que a formação continuada seja direito de todos os professores do campo, elemento vital na e para a vida educacional campesina.

Palavras-chave: Educação do campo. Formação continuada. Professor.

Biografia do Autor

Elexandra Vinhork Nogueira, UFAM / IEAA

Mestranda do programa de Pós-Graduação em ciências e Humanidades do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente/IEAA/UFAM.

Eliane Regina Batista Martins, UFAM / IEAA

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente/IEAA/UFAM.

Suely Mascarenhas , UFAM / IEAA

Professora Doutora atuando na graduação e pós-graduação Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

2023-01-05