A QUÍMICA E O COTIDIANO: CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA NAS SALAS DE AULA
Abstract
O conhecimento químico é parte integrante e de fundamental importância no desenvolvimento humano. Assim, pesquisar como ocorre sua aplicação na educação nacional, torna-se algo bastante relevante, pois dados obtidos sobre este questionamento pode servirem de base para o aperfeiçoamento do sistema educacional do país, tornando-o, consequentemente, cada vez melhor. Desta forma, a presente pesquisa fundamenta-se em um estudo de duas instituições de ensino, uma da rede estadual e outra da rede federal de ensino, buscando investigar se estas instituições apresentam no decorrer da prática pedagógica dos seus docentes, relações entre o ensino da química e o cotidiano, ou seja, se há contextualização do ensino, conforme orienta os PCNs. O trabalho traz resultados que demonstram algumas das principais prioridades do ensino destas instituições, de diferentes níveis, mas com gráficos de resultados relativamente semelhantes. Os resultados apontam que a presença do debate ou questionamentos entre professor e alunos durante a prática pedagógica em sala é algo ainda a se melhorar nestas instituições. Noticia-se que as escolas priorizam um ensino de química conteudista, ainda atrelado ao tradicionalismo, na qual os professores buscam contextualizar o ensino de forma pouco frequente. No estudo foi observado pouca participação dos alunos durante as aulas. Contudo, também podemos apontar que é bastante interessante que os discentes destas instituições entendem a química como uma disciplina fundamental na sua formação cidadã.
Palavras-chave: Ensino de química. Cidadania. PCNs. Química e cotidiano.