CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL DE SALVADOR NO CONTEXTO PANDÊMICO DE 2020
Abstract
Neste trabalho apresentamos uma pesquisa conduzida em uma disciplina de Didática e Práxis Pedagógica de Química da Universidade Federal da Bahia que objetivou buscar elementos para compreender as condições de aprendizagem de estudantes do ensino médio da rede estadual da Bahia no ano de 2020. Para tanto, nos baseamos na teoria histórico-cultural como aporte teórico e na análise de conteúdo como método de análise. O instrumento de coleta utilizado foi questionário respondido virtualmente. Nossa amostra consistiu em 31 estudantes de 5 colégios estaduais de Salvador. Como resultado, observamos que as condições materiais e emocionais de aprendizagem foram insuficientes para promover uma aprendizagem desenvolvente de acordo com nosso referencial. Destacamos a situação dos estudantes do terceiro ano que tiveram que lidar com manutenção do ENEM daquele ano, apesar da falta de acesso a condições técnicas, habitacionais e emocionais adequadas, assim como os demais estudantes consultados, durante período pandêmico, além de apresentarem preocupações com o futuro escolar.
Palavras-chave: contexto pandêmico; condições de aprendizagem; teoria histórico-cultural.