O ESTUDO DOS ANIMAIS PEÇONHENTOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AM
Abstract
A melhoria da saúde pública depende da educação em saúde, pois esta desempenha fundamental papel no combate à pobreza, à desigualdade e à exclusão social. Os animais peçonhentos estão presentes em meios rurais e urbanos e, são os maiores responsáveis por provocarem acidentes domésticos. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi de contribuir no processo de ensino-aprendizagem de Zoologia e Educação Ambiental, com ênfase na popularização do conhecimento dos animais peçonhentos, seu papel ecológico e papel medicinal. O presente estudo realizou-se na Escola Plínio Ramos Coelho em de Humaitá-AM. O projeto envolveu 24 acadêmicos do IEAA/UFAM do curso de Agronomia, Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, três alunos da pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), para atender uma demanda de aproximadamente 150 alunos no turno noturno, distribuídos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. Os alunos foram participativos e responsáveis ao longo do desenvolvimento do projeto demonstrando assim interesse em aprender mais sobre os animais peçonhentos. Além disso, despertou o senso crítico, uma vez que os alunos puderam associar o meio ambiente e a saúde como fatores importantes.
Palavras-chave: Sensibilização, Zoologia, Sudoeste da Amazônia.