O ESTUDO DOS ANIMAIS PEÇONHENTOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AM

Autores

  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas
  • Larissa De Souza Saldanha Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEDUC Amazonas)
  • Felipe Sant’Anna Cavalcante Universidade Federal do Amazonas
  • Sandra Núbia de Souza Assis Universidade Federal do Amazonas
  • Patrícia Guedes Nogueira Secretaria de Estado da Educação (SEDUC Rondônia)

Resumo

A melhoria da saúde pública depende da educação em saúde, pois esta desempenha fundamental papel no combate à pobreza, à desigualdade e à exclusão social. Os animais peçonhentos estão presentes em meios rurais e urbanos e, são os maiores responsáveis por provocarem acidentes domésticos. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi de contribuir no processo de ensino-aprendizagem de Zoologia e Educação Ambiental, com ênfase na popularização do conhecimento dos animais peçonhentos, seu papel ecológico e papel medicinal. O presente estudo realizou-se na Escola Plínio Ramos Coelho em de Humaitá-AM. O projeto envolveu 24 acadêmicos do IEAA/UFAM do curso de Agronomia, Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, três alunos da pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), para atender uma demanda de aproximadamente 150 alunos no turno noturno, distribuídos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. Os alunos foram participativos e responsáveis ao longo do desenvolvimento do projeto demonstrando assim interesse em aprender mais sobre os animais peçonhentos. Além disso, despertou o senso crítico, uma vez que os alunos puderam associar o meio ambiente e a saúde como fatores importantes.

Palavras-chave: Sensibilização, Zoologia, Sudoeste da Amazônia.

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Publicado

2020-06-11