APRESENTAÇÃO DO VOLUME:CONTRIBUIÇÕES INÉDITAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS, ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO
Abstract
Com alegria e entusiasmo registramos nossos profundos agradecimentos aos pesquisadores de diferentes cenários do Brasil e do exterior que nos brindaram com os resultados originais de suas rigorosas investigações científicas nos domínios das ciências ambientais, agricultura, sociedade e educação que nos permite neste volume publicar 31 artigos inéditos em suas duas seções.
Na primeira seção com 18 artigos, organizada pela Drªa Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira e o Dr. Milton César Costa Campos, entusiasmados docentes vinculados a PPGS da Univeridade Federal do Amazonas, estão publicados os seguintes artigos em língua portuguesa:DESIGN DE ITENS PARA ACESSAR O ENTENDIMENTO DOS ESTUDANTES DE CONCEITOS CIENTÍFICOS À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE BACHELARD; AVALIANDO A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS SOBRE FLUTUAÇÃO EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA;A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA ;NATUREZA DA CIÊNCIA E O ENSINO DE CIÊNCIAS;A AULA DE FÍSICA MATERIALIZADA EM NARRATIVAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE FUTUROS PROFESSORES DE FÍSICA; A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA ARECACEAE PARA A REGIÃO NORTE;A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA ROSACEAE NO CONTEXTO SOCIOAMBIENTAL;CALCÁRIO LÍQUIDO E CONVENCIONAL NA CORREÇÃO DA ACIDEZ ATIVA DE SOLOS COM DIFERENTES TEXTURAS;ATRIBUTOS FÍSICOS, MINERALOGIA E COMPACTAÇÃO DO SOLO EM AMBIENTES NATURAIS NO EXTREMO NORTE DA AMAZÔNIA, BRASIL;RECICLANDO PARA RECRIAR: EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DA CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS NO MUNICÍPIO DE BREVES, ILHA DO MARAJÓ, BRASIL; EFEITO DO BIOCHAR SOBRE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA E pH DE SOLOS IRRIGADOS COM ÁGUA SALINA;CRESCIMENTO DE MILHO SOB ADUBAÇÃO NITROGENADA EM UM CAMBISSOLO HÁPLICO;MEIO AMBIENTE: CONHECER, PRESERVAR E CONSCIENTIZAR POR MEIO DA ARBORIZAÇÃO; USO DE ADUBAÇÃO ORGÂNICA NA CULTURA DO ARROZ VERMELHO SOB ESTRESSE HÍDRICO: FORMAS DE POTENCIALIZAR A PRODUTIVIDADE E CONSERVAR O MEIO AMBIENTE; PERDAS DE FÓSFORO POR LIXIVIAÇÃO EM NEOSSOLO REGOLÍTICO ADUBADO COM ESTERCO BOVINO CURTIDO EM CONDIÇOES SEMIÁRIDAS; CARACTERIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE TERRAS MULATAS NA REGIÃO DE APUÍ-AMAZONAS; CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DE UM SOLO SOB UMA ÁREA DE CULTIVO E DE FLORESTA NATIVA NA REGIÃO DE APUÍ – AMAZONAS.
Na segunda seção com 13 artigos publicamos os seguintes trabalhos inéditos em língua portuguesa, espanhola e inglesa: CONTRIBUIÇÃO DO ‘CORREDOR DE DESENVOLVIMENTO DA BEIRA’ NO DESENVOLVIMENTO LOCAL: ESTUDO DO PORTO DA BEIRA E DO EIXO DE CIRCULAÇÃO RODOVIÁRIO PORTO DA BEIRA/INCHOPE, MOÇAMBIQUE; AVALIAÇÃO DO RISCO DE CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA SUBTERRÂNEA, NO MUNICÍPIO DE XAI-XAI, APLICANDO O MÉTODO DRASTIC MODIFICADO (MOÇAMBIQUE); ANÁLISE GEOTÉCNICA DO SAIBRO DO POSTO ADMINISTRATIVO DE MAFAMBISSE, DISTRITO DO DONDO – SOFALA (MOÇAMBIQUE); NIVEL SOCIOECONÓMICO Y HABILIDADES CONFORMADORAS DEL DESARROLLO PERSONAL DE ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS – FLEXIBILIDAD ; GOOD WATER, BUT FOR WHOM? A STUDY ON THE PERCEPTION OF WATER QUALITY BY AMAZONIAN POPULATIONS; MÉTODOS INOVADORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES, AULAS PRÁTICAS: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS (BIOLOGIA, QUÍMICA) EM ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AMAZONAS (BRASIL), ANÁLISE DA PLURALIDADE NA COBERTURA DE PROBLEMAS AMBIENTAIS NO JORNAL ONLINE DIÁRIO DO NORDESTE, DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE DESSALINIZADOR SOLAR PARA USO RESIDENCIAL E PEQUENAS EMPRESAS e RIQUEZA, ABUNDÂNCIA E DISTRIBUIÇÃO TEMPORAL DA ANUROFAUNA E LEVANTAMENTO DA ICTIOFAUNA EM UMA ÁREA DE REFLORESTAMENTO NO NORTE DO PARANÁ, AULAS PRÁTICAS: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS (BIOLOGIA, QUÍMICA) EM ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AMAZONAS (BRASIL), ANÁLISE DA PLURALIDADE NA COBERTURA DE PROBLEMAS AMBIENTAIS NO JORNAL ONLINE DIÁRIO DO NORDESTE, DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE DESSALINIZADOR SOLAR PARA USO RESIDENCIAL E PEQUENAS EMPRESAS, RIQUEZA, ABUNDÂNCIA E DISTRIBUIÇÃO TEMPORAL DA ANUROFAUNA E LEVANTAMENTO DA ICTIOFAUNA EM UMA ÁREA DE REFLORESTAMENTO NO NORTE DO PARANÁ, ACOSO ESCOLAR PRESENCIAL Y VIRTUAL EN UNA SECUNDARIA TÉCNICA DE UNA COMUNIDAD MAYA EN YUCATÁN(MÉXICO), EDUCAÇÃO INTERCIVILIZACIONAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E JUSTIÇA CURRÍCULAR E POLITICA DE INCLUSÃO DIGITAL: POSSIBILIDADES PARA ENSINAR, APRENDER E INCLUIR NA AMAZÔNIA PARAENSE.
Reiteramos nossos agradecimentos aos autores, aos colegas da comissão científica que organizaram a I seção do volume em pauta (Dra. Elrismar e Dr. Milton), também agradecemos os integrantes da comissão científica que colabora para consolidar o periódico (2008-2019) nos últimos 12 anos, desejando que as contribuições sejam uteis para apoiar novos rigorosos estudos e pesquisas, cientificamente fundamentados, nas respectivas áreas de educação, sociedade, agricultura e ambiente com vistas a contribuir para a cidadania consciente, o bem comum e avanço científico nestes domínios do conhecimento.
Inicio do inverno amazônico.
Profa. Drª Suely A. do N. Mascarenhas, UFAM
Diretora do periódico