PRECONCEITO: TIPOS E ABORDAGEM NA ESCOLA ESTADUAL GOVERNADOR PLÍNIO RAMOS COELHO (HUMAITÁ-AM, BRASIL)

Authors

  • Talita Pâmela Costa Campos Universidade Federal do Amazonas- UFAM
  • Alexandre Mascarenhas Alecrim Universidade Federal do Amazonas- UFAM
  • Paula Regina Melo Meotti Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Abstract

O processo de ensino-aprendizagem é influenciado por diversos fatores, entre os quais percebe-se o preconceito como um importante marco negativo, que por sua vez afeta o desenvolvimento escolar por ser um fator que atinge o psicológico e o emocional, sendo ele de qualquer caráter ou espécie. Com base nisso, este trabalho teve como compreender a realidade e as várias faces dos tipos de preconceitos manifestados em sala de aula, analisando como esses temas são ministrados na escola de ensino médio Governador Plínio Ramos Coelho, nas aulas de Ciências no município de Humaitá/AM. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de campo, para coletar dados por meio da observação direta extensiva, cujo instrumento de coleta foram questionários aplicados para 10 professores das disciplinas de Sociologia, Filosofia, Física, História, Química, Matemática, Educação Física, Língua Portuguesa e Literatura, e 97 alunos das séries 2ª e 3ª do Ensino Médio. Nas respostas houve predominância de relatos de maior ocorrência de preconceito relacionado com a orientação sexual, seguido do preconceito por obesidade, etnorracial e religião, tanto pelos professores, quanto pelos alunos. O ensino de Ciências ainda está muito ligado a tendências tradicionalistas, cujo o objetivo central constitui-se da ‘transmissão’ de conhecimentos, os professores de disciplinas de Ciências precisam ter desde sua formação acadêmica referências e preparação para trabalhar temas transversais, como o preconceito, em suas aulas, de maneira a problematizar questões do cotidiano dos alunos a fim de alcançar um aprendizado não só de construção de conhecimento científico, mas também social.

Palavras-chave: Preconceito, ensino de ciências, temas transversais.

 

PREVIOUS: TYPES AND APPROACH IN THE STATE SCHOOL GOVERNADOR PLÍNIO RAMOS COELHO (HUMAITÁ-AM, BRASIL)

 

ABSTRACT: The teaching-learning process is influenced by several factors, among which prejudice is perceived as an important negative framework, which in turn affects school development because it is a factor that affects the psychological and emotional, being of any character or species. Based on this, this work had as an understanding the reality and the various faces of the types of prejudices manifested in the classroom, analyzing how these subjects are taught at the Governador Plínio Ramos Coelho high school, in the science classes in the municipality of Humaitá / AM. For that, a field research was developed to collect data through extensive direct observation, whose instrument of collection were questionnaires applied to 10 professors from the disciplines of Sociology, Philosophy, Physics, History, Chemistry, Mathematics, Physical Education, Language Portuguese and Literature, and 97 students in the 2ª and 3ª grades of High School. In the responses, there was a predominance of reports of higher occurrence of sexual orientation related prejudice, followed by obesity, ethnoracial and religion prejudice, both by teachers and students. The teaching of science is still closely linked to traditionalist tendencies, whose central objective is the 'transmission' of knowledge, teachers of science disciplines must have references and preparation to work on cross-cutting themes such as prejudice, in their classes, in order to problematize questions of students' daily life in order to achieve a learning not only of scientific knowledge, but also of social construction.

 

Keywords: Prejudice, science teaching, cross-cutting themes.

 

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Published

2019-06-30