ABORDAGEM DA PROBLEMÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO DA CASA FAMILIAR RURAL DE URUARÁ, PARÁ
Abstract
Este trabalho de pesquisa foi realizado na Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Uruará, com o objetivo de analisar a concepção dos estudantes formados por uma proposta de educação do campo, à respeito da problemática das questões ambientais enfrentadas nos últimos anos. O que se busca neste trabalho é analisar como a escola trabalha a problemática ambiental, tanto em seu plano de curso, quanto nas ações desenvolvidas nos projetos de final de curso dos estudantes. A metodologia está centrado na análise de dados referente às entrevistas semiestruturadas com professores e estudantes, e na análise documental. Os resultados mostraram que a problemática em torno do desenvolvimento sustentável é abordado pelo viés da prática nos sistemas produtivos, principalmente a preocupação com a diminuição do desmatamento, o uso intensivo de áreas menores com sistemas agroflorestais e criação de pequenos animais. No entanto, verifica-se as dificuldades para estabelecer o acompanhamento nos tempos- família e na formação do quadro de professores.
Palavras chaves: problemática ambiental; desenvolvimento sustentável; educação do campo.
Abstract
This research work was carried out at the Rural Family Home School of Uruará, with the objective of analyzing the conception of the students formed by a proposal of education of the field, regarding the problematic of environmental issues faced in recent years. What is sought in this work is to analyze how the school works the environmental problem, both in its course plan and in the actions developed in the students' final projects. The methodology is centered in the analysis of data referring to semistructured interviews with teachers and students, and in documentary analysis. The results showed that the problematic of sustainable development is addressed by the bias of the practice in the productive systems, mainly the concern with the reduction of deforestation, the intensive use of smaller areas with agroforestry systems and the creation of small animals. However, there are difficulties in establishing follow-up in family times and teacher training.
Keywords: environmental problem; sustainable development; field education.