A RELAÇÃO ENTRE GESTÃO DO TEMPO E PRÁTICAS DOCENTES: REFLEXÕES DE UM ESTAGIÁRIO DE LETRAS
Abstract
O trabalho discute duas questões percebidas durante o Estágio Supervisionado II: Língua Portuguesa e suas Literaturas no Ensino Fundamental, realizado em uma escola pública do interior do Pará. Tem o objetivo de contribuir com os estudos acadêmicos que entendem o Estágio Supervisionado como lugar de pesquisa (PIMENTA, 2006; AZEVÊDO, 2015; TARDIF & LESSARD, 2007; ZABALA, 1998), em que a formação docente se dá pela reflexão teórico-prática. De acordo com essa concepção, as categorias “gestão do tempo” e “práticas docentes”, analisadas neste estudo, foram constituídas em campo de estágio-pesquisa, durante o período de observação das aulas de uma professora de língua portuguesa, para turmas de 7° e 8° ano. Quanto ao aspecto metodológico, o estudo inscreve-se na etnografia da prática escolar, conforme teorizada por André (1995). A análise considera a recíproca dependência existente entre o tempo em sala e o método utilizado para um melhor ensino-aprendizado. Desse modo, a análise da relação entre gestão de tempo e práticas realizadas, permite reflexões a respeito do desempenho do professor na gestão do tempo didático, da aprendizagem dos alunos, da assiduidade do professor e da divisão de horas /aula que a escola propõe.
Palavras-chave: Estágio supervisionado. Gestão do tempo. Ensino-aprendizagem. Contexto escolar.
ABSTRACT:The paper discusses two issues perceived during Supervised Internship II: Portuguese Language and its Literatures in Primary Education, carried out in a public school in the interior of Pará. Its objective is to contribute to the academic studies that understand the Supervised Internship as a research place (PIMENTA, 2006; AZEVÊDO, 2015; TARDIF & LESSARD, 2007; ZABALA, 1998). In this context, the teacher training is given by theoretical-practical reflection. According to this conception, the categories "time management" and "teaching practices", analyzed in this study, were constituted in the field of research-stage, during the observation period of the classes of a Portuguese-speaking teacher, for classes of 7 ° and 8 ° year. As for the methodological aspect, the study is inscribed in the ethnography of school practice, as theorized by André (1995). The analysis considers the reciprocal dependence between classroom time and the method used for better teaching-learning. Thus, the analysis of the relationship between time management and practices, allows reflections on the performance of the teacher in the management of teaching time, student learning, teacher attendance and the division of hours / class that the school proposes.
Keywords: Supervised internship. Time management. Teaching-learning. School context.