INTERCULTURALIDADE E NARRATIVAS: UM ESTUDO SOBRE MEMÓRIAS, NARRATIVAS E PAJELANÇAS EM VISEU-PA

Authors

  • Sônia Moraes do Nascimento Universidade Federal do Pará -UFPA
  • César Augusto Martins De Souza Universidade Federal do Pará -UFPA

Abstract

O estudo antropológico sobre pajelança entre pajés e pescadores no município de Viseu-PA é parte da pesquisa que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA) intitulada “Interculturalidade e Saberes narrativos: A Pedra do Gurupi, a Quarta Morada do rei Sebastião em Viseu-PA”,  discorre sobre os saberes tradicionais transformados em conhecimento epistemológicos a partir das narrativas míticas das memórias dos sujeitos da pesquisa, com relação as suas vivências que perpassam a próprio âmbito social e adentram os aspectos sócio religioso  dos povos tradicionais e a importância do mito e rituais entre humanos e não-humanos, sendo, estes últimos tidos no contexto da pesquisa como encantados residentes no ‘encante’. Esta memória conduz-nos pensar às diversas formas de manifestações própria da religiosidade “[...] no sentido de religiões instituídas ou profissões de fé, na qual o individuo tem parte em ritos, celebrações, etc, enraizados em práticas coletivas (culturais)” (XAVIER, 2006, p. 184). A proposta deve-se a perscrutar as narrativas míticas sebastianistas que envolve um reino encantado na Pedra do Gurupi, visando propor um breve estudo da pajelança em Viseu-PA e os motivos que alimentam e mantêm estes espaços de “consagração” às entidades. Identificar e caracterizar os prováveis descendentes direto e indireto nas diversas moradas assim como aqueles que descendem da coabitação de humanos e não humanos e que permeiam o imaginário local amazônico. A metodologia e fundamentação teórica da pesquisa seguem os pressupostos de Alberti (2005), Brandão (2007), Geertz (1989, 2009), Cardoso de Oliveira (2000), Maués (1990, 2005), Pereira (1999), Ferretti (2014), Fernandes (2015) Ricoeur (1994) Eliade (1972) Todorov (2004) Halbwachs (1990) que contribuíram a problematização da presença do sebastianismo na Pedra do Gurupi em Viseu (PA) assim como em outros locais, conforme atesta os relatos orais colhidos para tessitura textual em questão.

Palavras-chave: Narrativas míticas. Memória. Religiosidade. “Encante”. Pajelança.

ABSTRACT: The anthropological study on pajés between pajés and fishermen in the municipality of Viseu-PA is part of the research that is being developed in the Program of Post-graduation in Languages ​​and Knowledge of the Amazon (PPLSA) entitled "Interculturality and Narrative Knowledge: The Stone of Gurupi, the Fourth Address of King Sebastian in Viseu-PA, "discusses the traditional knowledge transformed into epistemological knowledge from the mythical narratives of the subjects of the research, with regard to their experiences that permeate the social sphere itself and penetrate the socio-religious aspects of traditional peoples and the importance of myth and rituals between humans and nonhumans, the latter being considered in the context of research as enchanted residents in the 'enchantment'. This memory leads us to think of the various forms of manifestations proper to religiosity "[...] in the sense of established religions or professions of faith, in which the individual has a part in rites, celebrations, etc., rooted in collective (cultural) "(XAVIER, 2006, p.184). The proposal is to examine the mythical Sebastianist narratives that involves an enchanted kingdom in the Pedra do Gurupi, aiming to propose a brief study of Pajelance in Viseu-PA and the motives that nourish and maintain these spaces of "consecration" to the entity. Identify and characterize the probable direct and indirect descendants in the various dwellings as well as those that descend from the cohabitation of humans and nonhumans that permeate the local Amazonian imaginary. The methodology and theoretical basis of the research follow the assumptions of Alberti (2005), Brandão (2007), Geertz (1989, 2009), Cardoso de Oliveira (2000), Maués (1990, 2005), Pereira (1999), Ferretti ), Fernandes (2015) Ricoeur (1994) Eliade (1972) Todorov (2004) Halbwachs (1990) who contributed to the problematization of the presence of Sebastianism in the Gurupi Stone in Viseu (PA) as well as in other places, collected for the textual tessitura in question.

Keywords: Mythical narratives. Memory. Religiosity. "Enchantment." Pajelança.

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Published

2019-06-30