DIFICULDADES NO ENSINO APRENDIZAGEM E ESTRATÉGIAS MOTIVACIONAIS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS- CAMPUS HUMAITÁ
Abstract
O presente trabalho foi realizado no Instituto Federal do Amazonas Campus Humaitá e teve como objetivo identificar os fatores que dificultam o processo de ensino e aprendizagem de Química, e inserir estratégias motivacionais que possam contribuir com o ensino e aprendizagem dessa disciplina. O público alvo foram alunos do curso técnico integrado de Administração, Agropecuária e Informática e os professores que ministram a disciplina de Química nesses cursos. A metodologia deu-se através de aplicação de questionários e inserção de experimentos e jogos didáticos. Análise dos dados foi por meio de análise qualitativa descritiva e tabulações no programa Excel. Nos resultados obtidos nesse estudo fica evidente a necessidade de introduzir no ensino de Químicas aulas práticas e jogos didáticos para fortalecer a relação teoria e prática, porém é importante enfatizar que as metodologias que são inseridas pelos professores são determinantes para tornar o aprendizado de Química mais eficiente.
Palavras-chave: Ensino; Aprendizagem; Estratégias Motivacionais.
Abstract: The present work was done at the Federal Institute of Amazonas, field of Humaitá; and had as aim to identify the factors that difficult the teaching and learning process of Chemistry and introduce motivational strategies that can contribute with teaching and learning of this subject. The target people were students from the technical integrated course of Administration, agriculture, technology, and the teachers that teach the subject of Chemistry in these courses. The methodology was through questions and insertion of experiments and didactic games. The date analyses were done by quantitative descriptive analyses tabbing in the Excel Program. The acquired outcomes in this study gets clear the necessity to introduce in the Chemistry Teaching practical classes with didactic games to consolidate the relation between theory and practice, however, it is important to emphasize that the methodologies that are introduced by teachers are determinants to become the Chemistry learning more efficient.
Key words: Teaching; Learning, Motivational strategies.