FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS: SABERES-CONHECIMENTOS DA PROFISSÃO
Abstract
A formação docente tem como base saberes-conhecimentos que constituem o amálgama da profissão e que vão se constituindo desde a formação inicial. Com o objetivo de compreender as proposições dos diferentes autores acerca dos saberes-conhecimentos necessários para o exercício da docência, realizamos uma pesquisa bibliográfica. Os autores selecionados foram Tardif (2000, 2010), Tardif e Lessard (2005) Tardif, Lessard e Lahaye (1991), Gauthier (1998), Shulman (1986, 1987), Pimenta (1999) e Garcia (2005). A partir da exploração do referencial teórico foi possível fazer uma síntese dos saberes-conhecimentos destacados pelos autores, observando as peculiaridades e aproximações. Concluímos que não há profissões sem saberes-conhecimentos e consideramos que os pedagogos, enquanto futuros professores, são chamados a definir estes saberes-conhecimentos, principalmente quando estão vivenciando os estágios e programas de iniciação à docência, compreendidos como espaços privilegiados para construção destes saberes, de forma integrada durante a licenciatura, para não haver compartimentalização e ruptura de saberes-conhecimentos no processo formativo.
Palavras-chave: Formação. Saberes-Conhecimentos. Docência.