MARKETING NAS REDES SOCIAIS E SUA INFLUÊNCIA EM EMPRESAS VAREJISTAS DA CIDADE DE CAMPO NOVO DE RONDÔNIA – RO
Abstract
Tendo em vista o grande crescimento tecnológico, o mercado precisou adaptar-se para agradar e fidelizar os consumidores que cada vez mais estão preferindo a comodidade de pesquisar, escolher e adquirir seus produtos de forma digital, o presente estudo tem como objetivo geral analisar o marketing nas Redes Sociais e sua Influência em Empresas Varejistas. Para tanto foi necessário identificar quais redes sociais são mais utilizadas para captação de clientes; analisar como as empresas se adaptaram a junção de marketing e redes sociais; definir as estratégias de marketings mais utilizadas pelas empresas; verificar como o marketing digital influência nas compras. O método utilizado para este estudo foi uma abordagem quantitativa utilizando a metodologia survey. A base de dados constitui-se nas respostas de 8 lojistas que tiveram acesso ao questionário de pesquisa online com 9 questões, por meio da plataforma Google Forms em novembro de 2022. Diante disso, verificou-se que o marketing digital está presente no dia a dia dos lojistas e dos consumidores. Foi possível concluir que o marketing faz a diferença na hora da escolha dos produtos, no entanto um ponto a ser destacado é que mesmo com a tecnologia facilitando a aquisição de produtos online o consumidor não deixou de procurar o atendimento presencial, fazendo com que as empresas tenham atendimento hibrido.
Palavras-chave: Marketing. Social, Rede Social, Empresa Pequeno Porte.