QUALIDADE DA GESTÃO ACADÊMICA: FOCO NO ALUNO, TUTORIA E PROCESSOS DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Abstract
Este trabalho tem como objetivo analisar a qualidade da gestão acadêmica na Educação a Distância, com base em literatura específica sobre o tema, em especial o Referencial de Qualidade para a Educação Superior - SEED/MEC, focando aspectos da gestão acadêmica, da tutoria e do foco no aluno. Com esta finalidade, pesquisou-se em livros, artigos, teses, monografias de diferentes autores que militam nessa área. Foi também realizada uma pesquisa de campo com base no Referencial de Qualidade por meio de entrevista com alunos e profissionais que atuam com a EAD de uma instituição pública. Foi possível perceber que para atingir o principal papel educacional, que é a aprendizagem do aluno, é fundamental oferecer condições mínimas necessárias para que o processo de aprendizagem aconteça. Assim, cabe a instituição ofertante desenvolver um plano político pedagógico que esteja alinhado com a proposta da modalidade de ensino a distância e contemple um sistema de gestão que envolva uma equipe técnica multidisciplinar, planejamento, logística, equipe de tutoria, avaliação e infraestrutura. Verificou-se também que todos os agentes envolvidos com o projeto de cursos a distância precisam ter clareza de seus papéis dentro da proposta pedagógica planejada. Deve haver comprometimento com a qualidade, seja na tutoria, no material, no atendimento direto ao aluno ou em qualquer outra atividade desenvolvida em um curso.
Palavras-chave: Gestão Acadêmico-Administrativa em EAD; Qualidade; Tutor; Aluno.