Vivências e Educação dos Povos Amazônicos: S.O.S. AMAZÕNIA. Enfoque nas epistemologias educacionais.
Abstract
O presente artigo objetiva atenção para o cuidar do meio ambiente, por meio da Educação voltada para a Preservação da natureza, a temática em questão está atrelada às principais dinâmicas defendidas pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas - PPGE/UFAM. Neste sentido, abordaremos aqui fatos atípicos que destacam o contraste do movimento da vida cotidiana da população amazonense entre o campo e a cidade, principalmente no enfrentamento da situação climática provocada pela Estiagem histórica que deixou muitos desabrigados pelo fenômeno de terras caídas e provocou isolamento de diversas famílias pela seca dos principais rios, dificultando o acesso para desenvolverem atividades escolares, de trabalho e de produção, entre outras atividades, o qual afetou diretamente a economia do Estado do Amazonas. Parte dessas premissas, a relevância dessa escrita, como forma de sensibilizar o sistema educacional para inserção nas escolas da disciplina educação ambiental com teoria e prática desde os anos iniciais até a universidade, enfatizando o porquê de sua priorização, e sinalizar para o Governo Federal a urgência da construção de políticas públicas que atendam tais necessidades no contexto amazônico.
Palavras chave: Amazônia; Preservação; Impactos Ambientais; Educação.