Uma Reflexão sobre os Movimentos de Hibridização nas Narrativas Publicitárias Audiovisuais Contemporâneas
Abstract
Esta pesquisa de caráter qualitativo buscou refletir sobre os movimentos de hibridização presentes nas narrativas publicitárias audiovisuais contemporâneas, em especial, o diálogo entre estas ações e o consumo. Esta investigação parte da observação das novas possibilidades de construções provindas do entrelaçar de narrativas de diferentes naturezas e foi construída respeitando os alicerces da cultura da convergência. Da fusão de dois ou mais elementos surge o híbrido, uma nova estrutura, uma nova expressão. Emerge um cenário fértil para a criação de narrativas publicitárias que podem adquirir novos contornos para cumprir o seu importante papel de mediadora na transferência de significados simbólicos para os bens de consumo. Observa-se a multiplicidade de novas perspectivas, despontam diferentes movimentos que vão se amagalmando nas tramas das narrativas publicitárias audiovisuais.
PALAVRAS-CHAVE: narrativas audiovisuais, publicidade, consumo, hibridização, cultura da convergência.