A visita técnica como instrumento no processo de ensino e de aprendizagem na pós-graduação em ciências ambientais: um relato de experiência
Abstract
A Embrapa Rondônia ou Centro de Pesquisa Agroflorestal de Rondônia é uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária. A Fiocruz RO, como instituição de pesquisa, atua na diminuição dos problemas de saúde e desigualdades sociais, percebidos na Amazônia. Assim, este artigo teve como objetivo fazer o relato da experiência vivenciada por alunos da pós-graduação (mestrado em Ciências Ambientais) nestas duas instituições de pesquisa. Nossa visita à Embrapa, como alunos de mestrado em Ciências Ambientais, solidificou nossa compreensão de como a Ciência e a pesquisa desempenham um papel fundamental na promoção da conservação ambiental e no desenvolvimento agrícola na região amazônica. A experiência reforçou nosso compromisso em buscar soluções que respeitem o ambiente e atendam às necessidades das comunidades locais. É um testemunho do potencial que a pesquisa aplicada tem para impulsionar o equilíbrio entre a proteção do ecossistema e o avanço econômico na região, demonstrando que é possível criar um futuro mais sustentável e promissor para a Amazônia e suas comunidades. Nossa visita ao CEBio/Fiocruz foi uma experiência enriquecedora que nos inspirou a explorar ainda mais as possibilidades de promover a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento na região amazônica. Acreditamos que a interação com esse ambiente de pesquisa de ponta irá enriquecer nossas pesquisas e nossas perspectivas enquanto continuamos nossa jornada acadêmica na Amazônia.
Palavras-chave: Biodiversidade, Bioprospecção, Embrapa, Fiocruz, Interdisciplinaridade, Universidade.