Educação ambiental como chave para a adesão da comunidade de Cateme/Moatize à gestão de resíduos sólidos, na província de Tete, Moçambique.
Abstract
RESUMO
Em Moçambique, país que obteve a independência em 1975 do regime colonial português, os assuntos ligados ao ambiente, à gestão integrada de resíduos sólidos ou às políticas públicas de saneamento são ainda temas novos no debate académico. Este artigo faz parte de um estudo mais abrangente que, em termos gerais, visa abordar a educação ambiental como chave para a comunidade de Cateme, em Moatize, aderir à gestão de resíduos sólidos. A questão que se coloca como ponto de partida, é saber como é que a população retirada de Moatize e reassentada em Cateme se vinculou à problemática dos resíduos sólidos? Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem mista. Os resultados desta pesquisa revelaram que embora a comunidade de Cateme tivesse consciência da importância da gestão de resíduos sólidos, faltava-lhe educação ambiental, razão por que no início da sua implantação neste bairro, não existia sequer uma iniciativa de recolha de resíduos sólidos e nem a criação de uma associação para esse fim.
Palavras-chave: Políticas públicas 1; Educação Ambiental 2; Resíduos sólidos 3; Lixo 4; Rejeitar 5.