As singularidades regionais no ensino de história nos currículos estaduais da Região Norte reestruturados pela BNCC (Brasil)
Abstract
Neste trabalho, realizamos a análise da regionalidade no ensino de História dos sete currículos estaduais da Região Norte, quais sejam: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Com o auxílio do conceito de currículo de Michael Apple (2008), Ivor Goodson (1997) e Gimeno Sacristán (2000) e o conceito de análise de conteúdo de Laurence Bardin (2016), procuramos analisar se esses documentos incorporam a história regional, como ocorre essa inserção, se há diálogo entre a história regional, a brasileira e a mundial, e como as singularidades regionais são organizadas através dos anos finais do ensino fundamental. Constatamos o espaço periférico destinado à temática regional, que se constitui como um apêndice, mesmo nos currículos estaduais amazônicos.
Palavras-chave: Ensino de História; currículos amazônicos; Região Norte; BNCC.