XX SEINPE: IMPACTOS SOBRE O AVANÇO DA CRIAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA (BRASIL)

Autores

  • Igor Câmara UFAM

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discorrer sobre a importância do evento XX Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação- SEINPE, realizado, de forma conjunta e colaborativa pela Faculdade de Educação- FACED, Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGE e docentes e discentes da Universidade Federal do Amazonas. Metodologia: Considerando a complexidade de se fazer pesquisa no contexto amazônico, compreendemos que a tradição da metaepistemologia de contextos, combinada com a dialética revelam-se adequadas para a construção deste artigo onde recorreu-se a aplicação de questionário próprio aplicado a participantes  voluntáris e anónimos, observando procedimentos éticos vigentes, bem como estudo teórico e documental conforme objetivos; Os resultados, sugerem que o evento pesquisado no contexto amazônico, se mostra  importante para fins de fortalecer a pesquisa em educação na geografia amazônica como um ato de atuação da classe docente e estudantil em prol da educação de qualidade e inclusiva para todos e todas. Perspectivas: Esperamos instigar os pesquisadores a pensarem de forma crítica-reflexiva sobre a importância da participação no evento que a Universidade Federal do Amazonas promove tendo em vista que o SEINPE, PPGE-UFAM configura-se como um espaço importante para reflexão e divulgação da pesquisa em educação na Amazônia brasileira.

Palavras-chave: Pesquisa científica; Educação; Região Amazônica. SEINPE, PPGE-UFAM.

Biografia do Autor

Igor Câmara , UFAM

Internacionalista. Professor. Finalista no Mestrado em Educação (PPGE-UFAM). Membro do Grupo de Pesquisa Lapesam (UFAM/CNPq).

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Publicado

2023-01-05