O ATO DA EXPERIÊNCIA: SALAS AMBIENTADAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ (RONDÔNIA, BRASIL)
Resumo
Este artigo trata-se de um relato de experiência, que se constitui a partir de um exercício reflexivo advindo de discussões empreendidas na disciplina de fundamentos antropológicos, sociológicos e filosóficos da educação4, do curso de Mestrado, do programa de Mestrado e Doutorado em Educação Profissional (PPGEEProf) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), cujas discussões apresentadas buscaram compreender a constituição das metodologias constituídas no ambiente de uma escola pública através das práticas pedagógicas e dos seus composições filosóficas. As atividades foram desenvolvidas com alunos do nono ano do ensino fundamental e primeiro ano do ensino médio em uma escola da rede estadual de ensino no município de Ji-Paraná/RO. A referida escola foi uma das que implantou as chamadas salas ambientes, que têm por objetivo estimular o aprendizado dos alunos dentro de um ambiente lúdico, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem. Com o objetivo de descrever as experiências vivenciadas nesse contexto, observamos as relações interpessoais, a metodologia utilizada em sala de aula e a socialização entre professores e alunos dessa escola. A proposta metodológica deste estudo é discorrer sobre a pesquisa qualitativa. As abordagens qualitativas, que se baseiam em uma perspectiva fenomenológica, fazem uso de um conjunto de asserções com o objetivo de descobrir “fatos” e “causas”. Portanto os investigadores fenomenologistas tentam entender a significação de acontecimentos e interações humanas em situações particulares (BOGDAN; BIKLEN, 1994). Com a abordagem fenomenológica Merleau-pontyana, tomando a compreensão do fenômeno situado como uma das modalidades desse tipo de investigação, discutem-se os momentos fundamentais da trajetória experimentada, ou seja, a descrição, e a compreensão fenomenológica com alguns recursos básicos a serem utilizados na construção da pesquisa que busca na metodologia compreensiva da fenomenologia, descrever os fenômenos humanos como experiência vivida.
PALAVRAS-CHAVE: Relato de experiência. Salas ambientadas. Escola pública. Fenomenologia.