A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO HISTÓRICO NO CURRÍCULO E SUA RELAÇÃO COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES

Autores

  • Marcio dos Santos Pereira Universidade Federal do Pará
  • Irlanda do Socorro Oliveira Miléo Universidade Federal do Pará

Resumo

Esta pesquisa centra-se  na relação das práticas pedagógicas dos docentes de história nos anos finais do ensino fundamental e busca problematizar como os professores do ensino de história compreendem a relação entre o currículo e a organização do trabalho escolar e como este repercute no desenvolvimento de suas próprias ações docentes em sala de aula. Tem como objetivo identificar como os professores de história do ensino fundamental compreendem e expressam a relação entre currículo no processo da organização trabalho escolar e de suas práticas docentes. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo do tipo qualitativa, com conjecturas referendadas por autores como Arroyo, (2007), Sacristán (2000), Bittencourt (2003; 2011), Fonseca (2003; 2010), e Tardif (2002). A pesquisa adotou a abordagem qualitativa e contou com a participação de 4 professores que atuam no ensino de história em turmas do Ensino Fundamental II, aos quais foram aplicados questionários com questões referentes ao tema em estudo. Os resultados evidenciam fragilidades em torno da compreensão por parte dos professores sobre o currículo, sendo este limitado ao entendimento relacionado aos conteúdos escolares expressos nas diretrizes e propostas curriculares, o que o impedem de percebê-lo enquanto campo sociocultural determinado por relações de poder e conhecimento. Se buscará compreender o que dificulta estabelecerem as conexões entre o ensino escolar da história, de seus conceitos e categorias estruturantes com papel exercido pelas escolas e as intencionalidades de suas práticas pedagógicas no processo educativo. 

 

Palavras chave: Currículo. Prática Pedagógica. Ensino de História.

Biografia do Autor

Marcio dos Santos Pereira , Universidade Federal do Pará

Especialista em Políticas Educacionais e Saberes Docentes da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará/Campus de Altamira. Professor da Educação Básica na área do Ensino de História.

Irlanda do Socorro Oliveira Miléo , Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da Faculdade de Educação do Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2021-01-01