A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA

Autores

  • Shirley Takeco Gobara Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS
  • Ronaldo Conceição Da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS
  • Jaqueline Santos Vargas Plaça Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS

Palavras-chave:

processo de subjetivação, processo de objetivação, ensino de física

Resumo

RESUMO: Esse texto trata da apresentação e discussão da Teoria da Objetivação (TO), uma teoria contemporânea originária da Educação Matemática na década de 1990 influenciada pelos movimentos das teorias históricos culturais. Trata-se de uma teoria de ensino e aprendizagem que considera não somente os conhecimentos e os saberes dos alunos, mas também o processo de formação dos alunos como sujeitos humanos e, consequentemente, redefine as ideias de saber, conhecimento e aprendizagem. Após a apresentação dos pressupostos básicos da TO, uma discussão foi realizada sobre as possibilidades de uso dessa teoria para Educação em Ciências, a partir de um exemplo para o ensino de Física.

Palavras-chave: processo de subjetivação, processo de objetivação, ensino de física.

 

THE OBJECTIVATION THEORY: NEW PERSPECTIVES FOR PHYSICS TEACHING AND LEARNING

 

ABSTRACT: This text brings and discuss the Objectivation Theory (OT), a contemporary theory originated in the Mathematical Education in the 1990s influenced by theoretical, historical and cultural movements.  It is about a teaching theory that considers not only knowledge and apprehension of students but also the growing process of them as human subjects and, consequently, resignifies the ideas of knowing, knowledge and learning. After the presentations of the basic assumptions of the OT, a discussion was made about the possibilities of using this theory for Science Education, starting by giving an example in the Physics teaching.

Keywords: subjectification process, objectification process, physics teaching

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Biografia do Autor

Shirley Takeco Gobara, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do  Sul-UFMS e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMS.

Ronaldo Conceição Da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS

Professor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul e doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMS.

Jaqueline Santos Vargas Plaça, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMS.

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Publicado

2019-11-20