UM BREVE HISTÓRICO DA INSERÇÃO DA LÍNGUA INGLESA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

Palavras-chave:

Língua Inglesa, História da língua inglesa, Abordagens e métodos de ensino de línguas, Formação de professores, Políticas curriculares

Resumo

Este artigo teve como objetivo destacar os principais acontecimentos, a partir de uma pesquisa bibliográfica, que marcaram o surgimento do ensino e aprendizagem da língua inglesa no contexto brasileiro, na busca de contribuir para o entendimento de seu desenvolvimento e avanços até a situação atual. Há uma abrangência de conflitos que acometem o ensino desse componente curricular nas escolas públicas, que perpassam desde os caminhos da formação inicial de professores de línguas e vão até os documentos oficiais e as políticas educacionais direcionadas às línguas estrangeiras. O componente curricular de língua inglesa, bem como, a formação de professores de línguas tiveram seus percursos traçados por transformações linguísticas e socioculturais. Esse trajeto histórico foi marcado pelo progresso das abordagens e métodos pedagógicos, das políticas educacionais e da criação de documentos oficiais relacionados ao ensino de inglês, que refletem na formação docente e nas práticas de ensino atuais. Concluiu-se que ter conhecimento sobre o passado do ensino de língua inglesa é importante para promover melhorias, no presente e no futuro, da formação docente e das práticas pedagógicas que garantam a qualidade no ensino e na aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Benedita Mendes Brito, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA/UFAM

Graduada em Letras - Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Inglesa pelo Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/UFAM). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) na Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Letras.

Eliane Regina Martins Batista, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Pedagogia (UFAM), especialista em Psicopedagogia (UNIR), mestrado em Educação (UFAM) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática/REAMEC (UFMT). Área de atuação e pesquisas: formação de professores (inicial/continuada), políticas de formação, políticas curriculares, educação em Ciências Naturais.

Downloads

Publicado

2025-01-01