MACHISMO EM CHARGES JORNALÍSTICAS
Palavras-chave:
Discurso; Machismo; Formação Ideológica; SujeitoResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a posição-sujeito e as formações ideológicas apresentadas em discursos jornalísticos do formato opinativo charge para 1) Identificar a posição-sujeito no produto jornalístico citado; 2) Compreender em qual formação ideológica o discurso do produto jornalístico está inserido; 3) Discutir as relações de poder do jornalismo na sociedade e 4) Interpretar os sentidos presentes nas charges. Para esta pesquisa, utilizou-se como referencial teórico-metodológico a linha francesa da Análise de Discurso (AD), cuja autor principal é Michel Pêcheux. Os resultados encontrados identificaram a posição ideológica machistas nas charges que utilizou de figuras femininas para invalidar as conquistas femininas. Notou-se que o discurso jornalístico gera bastante influência no público com o poder de construir realidades e incentivar o pensamento de desigualdade de gênero, bem como também enfraquecer a luta antimachista na sociedade.