O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA APLICABILIDADE NA AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR

Autores

  • Mirna Brito Malcher Pedroso Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
  • Tania Suely Azevedo Brasileiro
  • Luciandro Tassio Ribeiro de Souza

Resumo

O mundo tem avançado muito nas últimas décadas do século XXI, principalmente quando se trata da evolução digital, e a ampliação do seu uso tem criado expectativas e possibilidades no ambiente educacional, transformando radicalmente como o conhecimento é produzido, transmitido e assimilado. Na Educação Ambiental o uso de tecnologias da informação e comunicação emerge como ferramentas que não apenas facilita o estudo de questões ambientais, mas também promove a implementação de práticas sustentáveis nos espaços de formação acadêmica. Dessa forma, este estudo objetiva contextualizar historicamente o uso das TIC na educação, especialmente aplicadas à educação ambiental, com o propósito de contribuir para a ambientalização curricular em cursos de graduação de instituições de ensino superior. A metodologia utilizada foi a revisão da literatura a partir de artigos, livros e outras publicações, a fim de subsidiar a discussão sobre a temática. Como considerações, aponta-se que o contexto histórico revela tanto o potencial transformador das tecnologias quanto os desafios que precisam ser superados para sua implementação eficaz. Frisa-se que as TIC podem ser utilizadas na Educação Ambiental, devem ser potencializadoras de estratégias capazes de preparar as futuras gerações para enfrentar os desafios ambientais de forma corresponsável.

 Palavras-chave: Evolução digital; Estratégias educacionais; Práticas sustentáveis; Preparação de futuras gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirna Brito Malcher Pedroso, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento - (PPGSND/UFOPA). Mestra em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGSAQ/UFOPA). Especialista em Terapia Intensiva pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Bacharel em Enfermagem pelas Faculdades Integradas do Tapajós (FIT). Coordenadora de Pesquisa e Extensão e docente no Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa PRAXIS UFOPA/CNPq.

Tania Suely Azevedo Brasileiro

Professora Catedrática da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), lotada no Instituto de Ciências da Educação (ICED) e docente permanente dos programas de pós-graduação: doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) e doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA/EDUCANORTE), além do mestrado acadêmico em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ). Pós-doutora em Psicologia (IP/USP), Doutora em Educação (Universidad Rovira i Virgili/ Espanha), título revalidado na FE/USP). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa PRAXIS UFOPA/CNPq.

Luciandro Tassio Ribeiro de Souza

Mestre em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGSAQ/UFOPA). Graduado em Licenciatura em Letras - Português e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Licenciado em Informática Educacional pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Especialista em Letras - Português e Literatura pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Libras pela Faculdade Estratego. Especialista em Tecnologias Digitais e Educação a Distância pela Faculdade Estratego; Especialista em Gestão Educacional e Docência no Ensino Básico e Superior pela Faculdade Estratego. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa PRAXIS UFOPA/CNPq.

Downloads

Publicado

2024-07-01