PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DA ARTICULAÇÃO DE SABERES TRADICIONAIS AO ENSINO DE CIÊNCIAS EM CONTEXTOS RIBEIRINHOS NO AMAZONAS

Autores

  • Paula Regina Humbelino de Melo UFAM
  • Tatiana Souza de Camargo
  • Renato Abreu Lima UFAM

Resumo

O artigo aborda articulações de saberes tradicionais no ensino de ciências, considerando as escolas ribeirinhas e a etnobotânica. Trata-se de uma revisão bibliográfica em produções científicas publicadas no período de 2010 a 2020 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações das instituições de ensino superior no Amazonas. As produções revisadas consideram prioridade articular os saberes vividos em comunidades ribeirinhas no ensino de ciências, possibilitando um currículo contextualizado e interdisciplinar. Os resultados também apontam algumas questões inerentes à educação em comunidades ribeirinhas, como: professores que não articulam os conhecimentos, séries multisseriadas e a necessidade de um currículo intercultural. De uma forma geral, todas as pesquisas analisadas relataram diversos saberes das comunidades ribeirinhas no Amazonas, dentre esses conhecimentos sobre plantas, tornando essencial a valorização desses conhecimentos no ensino de ciências.

Palavras chave: Saberes tradicionais, Ensino de ciências, Plantas.

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Biografia do Autor

Paula Regina Humbelino de Melo , UFAM

Doutora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UFRGS.

Tatiana Souza de Camargo

Professora do Departamento de Ensino e Currículo da UFRGS e Education Fellow na Planetary Health Alliance.

Renato Abreu Lima , UFAM

Professor da Biologia da UFAM.

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Publicado

2024-07-01