PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO COMÉRCIO DE VESTUÁRIO NA REGIÃO CENTRAL DO MUNICÍPIO DE CANDEIAS DO JAMARI – RO, PÓS PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Rinaldo Muniz de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.
  • Davy Ítalo Ribeiro da Silva UFAM
  • Luiza Maria Rego Ferreira UNIR - Fundação Universidade Federal de Rondônia

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral propor um planejamento estratégico em uma microempresa do comércio de vestuário - Loja torra tudo (onde o chique é comprar barato – ME), localizado no município de Candeias do Jamari – RO no período de novembro de 2022 a março de 2023. Os procedimentos metodológicos utilizados têm como características a pesquisa aplicada, sobre os objetivos do tipo exploratória, com técnicas de pesquisas bibliográficas e sobre a abordagem do tema foi de caráter qualitativo. Para a coleta de dados e desenvolvimento da pesquisa foi através de entrevista não estruturada. Foram utilizadas 12 questões, para dar suporte no desenvolvimento do planejamento estratégico. Para os resultados foi dividido por etapas: a primeira etapa que foi a definição do negócio, logo após a identificação de visão e a definição de missão. Tendo em vista que a empresa não possuía missão e visão, como elemento cultural organizacional.   Foi feita uma análise do ambiente de trabalho, através da ferramenta matriz SWOT. Consequentemente partiu para definir o posicionamento estratégico da empresa e objetivos. Por último, já com objetivos em definição, foi realizado um plano de ação. Contudo, os objetivos específicos foram atendidos e sugeridos uma proposta para a proprietária da loja. A elaboração do planejamento estratégico foi apresentada e entregue. Um fator importante que ocorreu foi nas limitações desta implantação, pois como é uma proposta ainda pode prosseguir e sofrer ajustes. Portanto é importante ressaltar que independentemente do tamanho da empresa, torna-se essencial o planejamento estratégico ajudando a organização como um todo.  

Palavras-chave: Planejamento estratégico. Covid-19. Matriz SWOT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rinaldo Muniz de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Tec. Em finanças – Ifro (2016); Bacharel em Agronomia – FIMCA (2014), Licenciatura em Pedagogia – Intervale (2022), Tecnólogo em Gestão Comercial - IFRO (2023), Licenciatura em Matemática - IEMAR (2024), Pós em Docência no Ensino Superior – UNOPAR (2020), Pós EJA – IFRO (2022)  e Pós Psico e Neuropedagogia Clínica e Institucional – INTERVALE (2023).

Davy Ítalo Ribeiro da Silva, UFAM

Servidor Público da Universidade Federal do Amazonas - UFAM no cargo de Administrador; Mestre em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) (2022) campus de Porto Velho, linha de pesquisa Governança e Sustentabilidade na Amazônia. Graduado em Administração, Universidade Federal de Rondônia (UNIR) (2019), Especialista em Metodologia do Ensino Superior nem Faculdade de Tangará da Serra (UNISERRA) (2020), Especialista em Psicologia Organizacional na Faculdade Descomplica (2021).

Luiza Maria Rego Ferreira, UNIR - Fundação Universidade Federal de Rondônia

Bacharel em Administração pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) com interesse em desenvolver colaborações interdisciplinares e pesquisas na área de tecnologia aplicada à gestão pública e desenvolvimento urbano.

Downloads

Publicado

2024-07-01