MARKETING NAS REDES SOCIAIS E SUA INFLUÊNCIA EM EMPRESAS VAREJISTAS DA CIDADE DE CAMPO NOVO DE RONDÔNIA – RO

Autores

  • Kelly Daiane Gavenda Instituição Federal de Rondônia-IFRO
  • Davy Ítalo Ribeiro da Silva UFAM
  • Luiza Maria Rego Ferreira UNIR - Fundação Universidade Federal de Rondônia

Resumo

Tendo em vista o grande crescimento tecnológico, o mercado precisou adaptar-se para agradar e fidelizar os consumidores que cada vez mais estão preferindo a comodidade de pesquisar, escolher e adquirir seus produtos de forma digital, o presente estudo tem como objetivo geral analisar o marketing nas Redes Sociais e sua Influência em Empresas Varejistas. Para tanto foi necessário identificar quais redes sociais são mais utilizadas para captação de clientes; analisar como as empresas se adaptaram a junção de marketing e redes sociais; definir as estratégias de marketings mais utilizadas pelas empresas; verificar como o marketing digital influência nas compras. O método utilizado para este estudo foi uma abordagem quantitativa utilizando a metodologia survey. A base de dados constitui-se nas respostas de 8 lojistas que tiveram acesso ao questionário de pesquisa online com 9 questões, por meio da plataforma Google Forms em novembro de 2022. Diante disso, verificou-se que o marketing digital está presente no dia a dia dos lojistas e dos consumidores. Foi possível concluir que o marketing faz a diferença na hora da escolha dos produtos, no entanto um ponto a ser destacado é que mesmo com a tecnologia facilitando a aquisição de produtos online o consumidor não deixou de procurar o atendimento presencial, fazendo com que as empresas tenham atendimento hibrido.

Palavras-chave: Marketing. Social, Rede Social, Empresa Pequeno Porte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Daiane Gavenda, Instituição Federal de Rondônia-IFRO

Funcionária Pública da Prefeitura Municipal de Campo Novo de Rondônia desde 06/2008, atualmente no cargo de Diretora de Departamento da Atenção Primária à Saúde e Vigilância em Saúde desde 07/2023. Formada em Gestão Comercial em 12/2023 pelo IFRO e atualmente cursando o 6º período de Ciências Contábeis pela UNOPAR.

Davy Ítalo Ribeiro da Silva, UFAM

Servidor Público da Universidade Federal do Amazonas - UFAM no cargo de Administrador; Mestre em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) (2022) campus de Porto Velho, linha de pesquisa Governança e Sustentabilidade na Amazônia. Graduado em Administração, Universidade Federal de Rondônia (UNIR) (2019), Especialista em Metodologia do Ensino Superior nem Faculdade de Tangará da Serra (UNISERRA) (2020), Especialista em Psicologia Organizacional na Faculdade Descomplica (2021).

Luiza Maria Rego Ferreira, UNIR - Fundação Universidade Federal de Rondônia

Bacharel em Administração pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) com interesse em desenvolver colaborações interdisciplinares e pesquisas na área de tecnologia aplicada à gestão pública e desenvolvimento urbano.

Downloads

Publicado

2024-07-01