Vivências e Educação dos Povos Amazônicos: S.O.S. AMAZÕNIA. Enfoque nas epistemologias educacionais.

Autores

  • Tereza de Jesus Pires Carvalho UFAM
  • Larissa Carvalho Machado Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

O presente artigo objetiva atenção para o cuidar do meio ambiente, por meio da Educação voltada para a Preservação da natureza, a temática em questão está atrelada às principais dinâmicas defendidas pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas - PPGE/UFAM. Neste sentido, abordaremos aqui fatos atípicos que destacam o contraste do movimento da vida cotidiana da população amazonense entre o campo e a cidade, principalmente no enfrentamento da situação climática provocada pela Estiagem histórica que deixou muitos desabrigados pelo fenômeno de terras caídas e provocou isolamento de diversas famílias pela seca dos principais rios, dificultando o acesso para desenvolverem atividades escolares, de trabalho e de produção, entre outras atividades, o qual afetou diretamente a economia do Estado do Amazonas. Parte dessas premissas, a relevância dessa escrita, como forma de sensibilizar o sistema educacional para inserção nas escolas da disciplina educação ambiental com teoria e prática desde os anos iniciais até a universidade, enfatizando o porquê de sua priorização, e sinalizar para o Governo Federal a urgência da construção de políticas públicas que atendam tais necessidades no contexto amazônico.

 Palavras chave: Amazônia; Preservação; Impactos Ambientais; Educação.

Biografia do Autor

Tereza de Jesus Pires Carvalho, UFAM

Possui Licenciatura Plena em Pedagogia (ICSEZ/UFAM, 2020); Especialista em Psicopedagogia Institucional (São Marcos, 2021); Especialista em Tecnologias Educacionais para a Docência em Educação Profissional e Tecnológica (UEA2022) Mestra em Educação Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/ UFAM 2023); Membro dos Grupos de Estudos e Pesquisa Canoas e Lapesam.

Larissa Carvalho Machado, Universidade do Estado do Amazonas

Possui Licenciatura Plena em Pedagogia (20019 a 2023), Especialização em Psicopedagogia Institucional com Ênfase em Educação Especial (2023). Possui experiência de tutoria no Programa de Inclusão e Acessibilidade para Pessoas com Necessidades Especiais da Universidade do Estado do Amazonas - PIAPNE/UEA, promovido pelo Centro de Estudos Superiores de Parintins - CESP/UEA.

Downloads

Publicado

2024-01-03