EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: possível atribuições de causalidades para fragilidades do planejamento da Administração Pública refletidos no baixo rendimento escolar dos estudantes no contexto do ensino remoto (2020-2021)

Autores

  • Igor Câmara Universidade Federal do Amazonas

Resumo

O artigo tem como objetivo apontar possíveis causas que fragilizaram o planejamento da Administração Pública refletidos no baixo rendimento escolar dos estudantes no contexto do ensino remoto nos anos de 2020.2021. A metodologia utilizada foi na perspectiva teórica da metaepistemologia de contextos/ complexidade, visto as múltiplas possibilidades que apresenta. Recorreu-se à coleta de dados remota, com a utilização de materiais e aplicação de instrumentos próprios via formulário googleforms constituídas por 50 (cinquenta) questões divididas em objetivas e subjetivas. No questionário online, participaram n= 53 docentes, sendo do sexo masculino n= 24 (45,3%) e feminino n= 29 (54,7%). Os resultados, nos evidenciam a suposta comprovação de que os estudantes enfrentaram desafios diversos, e que o ensino remoto possivelmente contribuiu para a ocorrência do baixo rendimento dos estudantes, considerando a falta de planejamento adequado da administração pública para que o ensino remoto alcançasse a todos os estudantes. Perspectiva é de que outras pesquisas acadêmicas possam ser desenvolvidas, a fim estudar o fenômeno e problemas que ocorreram na modalidade de ensino remoto emergencial. Que o poder público possa implantar políticas públicas que possam garantir que o ensino remoto possa ser uma modalidade de ensino democrática e acessível a todos os estudantes.

 Palavras- chave: Baixo rendimento; Educação; Ensino Remoto; Professor.

Biografia do Autor

Igor Câmara, Universidade Federal do Amazonas

Espec. Direito Público (UEA). Mestre em educação (UFAM), doutorando UFAM-PPGE. Internacionalista. (LA SALLE). Operador do Direito. (UNIP). 

Downloads

Publicado

2024-01-03