Análise do conteúdo sobre plantas medicinais e condimentares nos livros didáticos de ciências e biologia das escolas públicas na região sul do Amazonas (Brasil)

Autores

  • Luciana Diniz Ferreira Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Renato Abreu Lima Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), da Universidade Federal do amazonas UFAM).

Resumo

Os livros didáticos possuem grande participação e relevância no processo de ensino e aprendizagem e na prática pedagógica de diversos docentes. O objetivo foi analisar o conteúdo sobre plantas medicinais e condimentares no livro didático de Ciências e Biologia, do ensino fundamental e ensino médio, que foram utilizados em 2021 nas escolas públicas de Humaitá-AM, verificando como os conteúdos são expostos e trabalhados, se apresentam dificuldades de compreensão de termos e ilustrações botânicas, e a presença de conteúdos sobre plantas medicinais e condimentares, configurando-se numa pesquisa qualitativa documental. Das análises, o livro do 6º e 3º ano não havia conteúdo relacionado ao ensino de botânica. Os demais apresentaram textos bem estruturados, com imagens ilustrativas e algumas práticas importantes para o conhecimento de botânica.

 Palavras-chave: Ensino de Botânica. Modalidades didáticas. Cegueira botânica.

Biografia do Autor

Luciana Diniz Ferreira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduada em Ciências: Biologia e Química. Mestranda em Ciências Ambientais (PPGCA), Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/UFAM)

Renato Abreu Lima , Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), da Universidade Federal do amazonas UFAM).

Biólogo, Especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia. Atualmente, é professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em Humaitá-AM. Nos últimos cinco anos têm atuado nas áreas de Biodiversidade, Ensino de Botânica, Ensino de Ciências, Etnobotânica e Etnoecologia.

Downloads

Publicado

2024-01-03