Educação ambiental como chave para a adesão da comunidade de Cateme/Moatize à gestão de resíduos sólidos, na província de Tete, Moçambique.

Autores

  • António Alone Maia Universidade Rovuma - UniRovuma
  • Salvador Manuel de Sousa UNIPUNGUE
  • Eusébio André Pedro UniRovuma
  • Aurélia da Conceição Horácio UniRovuma
  • Crescência Mariana da Silva Antônio Serviços Provinciais dos Combatentes – Nampula

Resumo

RESUMO

Em Moçambique, país que obteve a independência em 1975 do regime colonial português, os assuntos ligados ao ambiente, à gestão integrada de resíduos sólidos ou às políticas públicas de saneamento são ainda temas novos no debate académico. Este artigo faz parte de um estudo mais abrangente que, em termos gerais, visa abordar a educação ambiental como chave para a comunidade de Cateme, em Moatize, aderir à gestão de resíduos sólidos. A questão que se coloca como ponto de partida, é saber como é que a população retirada de Moatize e reassentada em Cateme se vinculou à problemática dos resíduos sólidos? Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem mista. Os resultados desta pesquisa revelaram que embora a comunidade de Cateme tivesse consciência da importância da gestão de resíduos sólidos, faltava-lhe educação ambiental, razão por que no início da sua implantação neste bairro, não existia sequer uma iniciativa de recolha de resíduos sólidos e nem a criação de uma associação para esse fim.

Palavras-chave: Políticas públicas 1; Educação Ambiental 2; Resíduos sólidos 3; Lixo 4; Rejeitar 5.

Biografia do Autor

António Alone Maia, Universidade Rovuma - UniRovuma

Doutor em Antropologia Social (USP-SP). Docente de Antropologia (UniRovuma). Pesquisador do NAU-USP: Casa das Africas-SP

Salvador Manuel de Sousa, UNIPUNGUE

Mestrando na Universidade Pungue (UNIPUNGUE). Docente  no curso de Gestão de Recursos humanos na cadeira de Introdução a Economia e Estrategia Empresarial; Docente na UCM cadeira de Desenvolvimento Motor e Marketing.

Eusébio André Pedro, UniRovuma

Doutor em História Comparada (Dokuz Eylül Üniversitesi/ Turquia. Director do Centro de Estudos Linguísticos e Culturais (UniRovuma).

Aurélia da Conceição Horácio, UniRovuma

Mestre em Ciências Políticas e Estudos Africanos (UP-Universidade Pedagógica). Chefe de Repartição de Instituição do Ensino Superior e directora  do curso de  Licenciatura em  Antropologia (UniRovuma).

Crescência Mariana da Silva Antônio, Serviços Provinciais dos Combatentes – Nampula

Técnica Superior de Administração Pública, nos Serviços Provinciais dos Combatentes – Nampula,

Downloads

Publicado

2024-01-03