Um novo projeto societário e os desafios da EPT na Amazônia: entrevista com Gaudêncio Frigotto

Autores

  • João Maciel de Araújo IFAM
  • Rita Clara Vieira da Silva IFAM
  • Cristiangrey Quinderé Gomes IFAM
  • Gaudêncio Frigotto UERJ

Resumo

Nesta entrevista, concedida por e-mail no início de 2023, mediante contato prévio da Profa. Rita Vieira durante o XII Seminário Nacional sobre Trabalho e Educação, organizado pelo Grupo de Pesquisa Sobre Trabalho e Educação (GEPTE), realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), em novembro de 2022, o professor Gaudêncio Frigotto discorre sobre a relevância da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para o surgimento e implementação de um novo projeto societário para o Brasil. Além de se debruçar sobre os significados de temas que àquela altura movimentavam o debate público, a partir de sua vasta experiência e conhecimento teórico e prático acerca da educação no país, Gaudêncio Frigotto formula ideias que expõem as possibilidades de uma EPT a partir e para as populações amazônicas. Gaudêncio Frigotto é doutor em Educação: História, Sociedade e Política. Professor Titular em Economia Política da Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF), atualmente professor Associado no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPF), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

 Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Amazônia; Gaudêncio Frigotto.

Biografia do Autor

João Maciel de Araújo , IFAM

Doutor em Ciências Sociais pela UNESP de Araraquara (SP) e docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM/Campus Humaitá (AM).

   

Rita Clara Vieira da Silva , IFAM

Professora Substituta de História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Humaitá, especialista em Segurança Pública e Direitos Humanos, pelo Departamento de Ciências Sociais da UNIR, mestranda em História da Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em História da Amazônia – PPGHAM, UNIR

Cristiangrey Quinderé Gomes , IFAM

Mestra em Educação pela UNIR de Porto Velho (RO) e docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM/Campus Humaitá (AM).

Gaudêncio Frigotto, UERJ

Doutor em Educação: História, Sociedade e Política. Professor Titular em Economia Política da Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF), atualmente professor Associado no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPF), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Downloads

Publicado

2024-01-03