A DOCÊNCIA NA EJA NO CONTEXTO DO DESMONTE DA FUNÇÃO SOCIAL DO ESTADO: PRÁTICAS EDUCATIVAS SOB A PERSPECTIVA FREIREANA
Resumo
Este artigo apresenta e analisa uma experiência realizada por meio de um curso de extensão realizado por professores e professoras no Instituto Federal de Goiás, voltado aos docentes atuantes na modalidade Educação de Jovens e Adultos. Trata-se, portanto, de um relato de experiência, de um Projeto que tinha por finalidade promover a formação continuada dos educadores e educadoras que atuam na modalidade, mas que em razão da ausência de políticas governamentais, sobretudo num contexto de regressão das funções sociais do Estado brasileiro, não foram devidamente preparados/as para lidar com as especificidades que constituem os sujeitos da educação da classe trabalhadora, historicamente alijada do direito à escolarização. O Projeto foi realizado no primeiro semestre de 2022, por meio da realização de dez (10) encontros síncronos via Google Meet, subsidiado pela utilização da ferramenta assíncrona Moodle. Foram selecionados quarenta (40) participantes, dos quais vinte e seis (26) concluíram satisfatoriamente o curso. A obra de Paulo Freire, considerada fundamental para pensar a educação popular, foi utilizada, nas linhas e entrelinhas, como referencial fundamental do curso e da análise empreendida neste texto.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Formação Docente; Paulo Freire.