EJA INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (PROEJA) E A PANDEMIA DA COVID-19: VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS DOS/AS ESTUDANTES

Autores

  • Mad’Ana Desirée Ribeiro de Castro IFG/Campus Goiânia
  • Daiane Aparecida Ribeiro Queiroz IFNMG/Campus Januária

Resumo

Este texto discute as experiências dos/as estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia da Covid-19. O estudo se efetivou por meio da pesquisa qualitativa, de base explicativa, e teve como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário on-line com perguntas fechadas e abertas a 31 estudantes do curso Técnico Integrado em Cozinha na modalidade EJA do Instituto Federal de Goiás (IFG). A partir dos dados, é possível perceber, dentre outros, que a maioria dos/as estudantes concentra-se na faixa etária de 51 a 60 anos; são estudantes que, em sua maioria, contribuem com a manutenção do grupo familiar e, em muitos casos, são os principais provedores. Além disso, experienciaram, durante a pandemia, a perda de emprego, a inserção no mercado informal de trabalho, a redução de horário de trabalho com redução de salário, ou ainda a redução de atividades desenvolvidas no mercado informal de trabalho. Em relação ao Ensino Remoto Emergencial, os/as estudantes destacaram os limites, as dificuldades e as possibilidades de aprendizagem nesse momento.

Palavras-chave: EJA. Pandemia. Ensino Remoto Emergencial. IFG.

Biografia do Autor

Mad’Ana Desirée Ribeiro de Castro, IFG/Campus Goiânia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Membro do Fórum Goiano de EJA. Líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação e Formação de Trabalhadores (NUPEEFT) - Campus Goiânia. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica/IFG e do Programa de Mestrado em Educação/IFG.

Daiane Aparecida Ribeiro Queiroz, IFNMG/Campus Januária

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica. Assistente Social do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Januária.

Downloads

Publicado

2023-04-27