O OUTDOOR LEARNING COMO PROPOSTA DE DIVERSIFICAÇÃO DE ESPAÇOS EDUCATIVOS PARA PESSOAS ADULTAS: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
Tendo em conta as consequências da COVID-19, nomeadamente no campo da educação, a diversificação e a flexibilização dos espaços parecem constituir um desafio fundamental para a emergência de práticas educativas mais congruentes com processos transformativos das pessoas e dos seus contextos de vida. A intervenção constante neste documento, baseada no paradigma Outdoor Learning, foi realizada junto de um grupo de oito formandos que se encontravam a frequentar a unidade de formação de curta duração “Identificar e promover os direitos e deveres fundamentais dos cidadãos”, no âmbito da Educação e Formação de Adultos, num Centro de Formação dos serviços públicos portugueses de Emprego e Formação Profissional. A atividade intitulada “Do Mondego para Coimbra”, procurou proporcionar uma oportunidade dialógica de explorar e refletir criticamente sobre o conceito, a importância e a ligação ao “património”, através da interação com o meio natural. Como demonstram os resultados recolhidos, a atividade constitui-se como um momento de forte envolvimento das pessoas, tendo sido, igualmente, muito bem avaliada.
Palavras-chave: Outdoor Learning; Educação e Formação de Adultos; Património Natural