“NA SALA DE AULA EU DESCOBRI”: (RE)EXISTÊNCIA E CONSTITUIÇÃO DO SER MAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Ana Santana Moreira
  • Lucas Martins de Avelar
  • Ana Lúcia Silva

Resumo

O objetivo deste texto é discutir as experiências no contexto da Educação de Jovens e Adultos de uma educanda com deficiência visual durante a pandemia de COVID-19. A partir de uma leitura freireana, o artigo destaca o movimento de constituição do ser mais e a reflexão-ação de (re)existência. A metodologia empregada foi a pesquisa narrativa através de depoimentos orais. Com base em Paulo Freire, parte-se da concepção de que a leitura do mundo precede a leitura da palavra. A análise foi fundamentada em ideias força como ser mais, quefazer e esperançar. As discussões indicam que a politicidade assumida e o vir a ser se realiza na relação com os significados e sentidos atribuídos ao retorno à escola, às vivências educacionais durante o período de pandemia e à participação da estudante junto ao movimento social dos fóruns de EJA.

Palavras-chave: Politicidade; EJA; Paulo Freire; Vivência; Deficiência visual; COVID-19.

Biografia do Autor

Ana Santana Moreira

Mestranda em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Professora da Secretaria de Estado da Educação de Goiás. Membro do Fórum Goiano de EJA. Membro da Curadoria do Café com Paulo Freire Goiânia, SEDUC/GO – Fórum Goiano de EJA

Lucas Martins de Avelar

Doutorando e Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Membro do Fórum Goiano de EJA. Membro da Curadoria do Café com Paulo Freire Goiânia e da Curadoria da Rede Internacional Café com Paulo Freire, Fórum Goiano de EJA.

Ana Lúcia Silva

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão. Professora da Secretaria de Estado da Educação de Goiás. Membro do Fórum Goiano de EJA. Membro do Café com Paulo Freire Goiânia, SEDUC/GO. Fórum Goiano de EJA.

Downloads

Publicado

2023-04-27