“NA SALA DE AULA EU DESCOBRI”: (RE)EXISTÊNCIA E CONSTITUIÇÃO DO SER MAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
O objetivo deste texto é discutir as experiências no contexto da Educação de Jovens e Adultos de uma educanda com deficiência visual durante a pandemia de COVID-19. A partir de uma leitura freireana, o artigo destaca o movimento de constituição do ser mais e a reflexão-ação de (re)existência. A metodologia empregada foi a pesquisa narrativa através de depoimentos orais. Com base em Paulo Freire, parte-se da concepção de que a leitura do mundo precede a leitura da palavra. A análise foi fundamentada em ideias força como ser mais, quefazer e esperançar. As discussões indicam que a politicidade assumida e o vir a ser se realiza na relação com os significados e sentidos atribuídos ao retorno à escola, às vivências educacionais durante o período de pandemia e à participação da estudante junto ao movimento social dos fóruns de EJA.
Palavras-chave: Politicidade; EJA; Paulo Freire; Vivência; Deficiência visual; COVID-19.