FORMAÇÃO, NTDICS E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO REMOTO E HÍBRIDO NA AMAZÔNIA PARAENSE
Resumo
As Novas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (NTDICs) têm provocado mudanças fundamentais em vários campos da vida humana de forma diversificada e rápida. Hoje, com um simples clique é possível navegar pelos principais museus da atualidade de forma virtual. É possível criar, modelar, dar voz, expressões a avatares personalizados e praticamente idênticos aos perfis humanos. É possível pagar, fazer compras, realizar agendamentos, entre outras possibilidades apenas por um simples clique. Os exemplos são alguns dos inúmeros que evidenciam muitas possibilidades que as NTDICs proporcionam aos seres humanos. Ao se tratar do contexto da educação perante a profusão de tecnologias cabe salientar que existe nela duas categorias: os imigrantes digitais e os nativos digitais. Essa dualidade evidenciada sinaliza urgentemente com que as escolas pensem e repensem suas práticas de ensino, principalmente no que se refere à formação de professores. Assim, o presente estudo teórico tem como objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica para perceber a inserção dos docentes com o uso das tecnologias e proporcionar uma nova perspectiva sobre o tema estudado, a qual faz uma abordagem centrada na formação de professores e na apropriação das novas tecnologias para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Como resultados, enfatiza-se a importância que o Estado implemente políticas públicas educacionais de inclusão digital, priorizando equipar as escolas com uma internet de melhor qualidade e estruturar ou revitalizar os laboratórios de Informática, além de promover a formação continuada de seus docentes.
Palavras-chave: Educação. NTIC. Formação continuada. Ensino Remoto Emergencial. Amazônia.