AS QUESTÕES AMBIENTAIS NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE MANAUS — AM
Resumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) faz parte das políticas públicas da educação e viabiliza a aproximação entre universidades e escolas públicas. O programa possibilita que o acadêmico em contato com o cotidiano escolar entenda as suas relações, os desafios e as possibilidades de pensar estratégias de aprendizagem que permitam ao aluno sentir-se protagonista no contexto escolar. A pesquisa objetivou entender a percepção dos alunos de uma escola pública de Manaus — AM sobre as questões ambientais do bairro onde moram. Trata-se de uma abordagem qualitativa a partir da análise de mapas mentais, paródias e maquetes apresentados em uma exposição sobre meio ambiente, identificando o problema, suas causas, consequências e alternativas, no sentido de conduzir o aluno a repensar a sua condição de ser no mundo. Os trabalhos foram realizados em equipes de acordo com os seus respectivos bairros, e o levantamento de dados aconteceu por meio da observação empírica. Os mapas mentais e textos colocaram em relevo os problemas ambientais urbanos identificados na capital amazonense, enquanto as paródias foram além do espaço urbano de Manaus. Debruçando-se sobre os aspectos naturais da Floresta Amazônica, enfatizam as questões ambientais, enaltecem a diversidade da natureza amazônica, além de retratar o desmatamento e suas consequências.
Palavras-chave: mapas mentais; paródias; percepção ambiental; PIBID.