CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE FUNGOS EM ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ – AMAZONAS (BRASIL)

Autores

  • Rafaela Silva de Lima
  • Renato Abreu Lima

Resumo

A biodiversidade é um conjunto de espécies de seres vivos existentes em determinada região. Os fungos são organismos eucarióticos e heterotróficos, onde sua reprodução pode ser de maneira sexuada ou assexuada, os mesmos são seres macroscópicos ou microscópicos, unicelulares ou pluricelulares. Atualmente, o ensino das Ciências, mais especificamente o ensino de Micologia, ainda é ministrado de forma tradicional, através de aulas expositivas e uso de livros didáticos. Porém, este cenário precisa ser mudado. Novas literaturas mostram a importância de aulas práticas para o ensino de Ciências, visto que este pode ser um método para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem do aluno. Assim, devido a pandemia de covid-19, foram suspensas as aulas das escolas da cidade de Humaitá- Amazonas, onde não foi possível aplicar o projeto. Com isso, para um bom andamento neste trabalho, foi feito primeiramente uma análise do conteúdo de três livros de Micologia da 1ª, 2ª e 3ª série do ensino médio com intuito de saber como é passado nos livros didáticos e de que forma este tema é trabalhado, este livro possui somente uma editora (Quinteto). De acordo com os autores, os livros didáticos são uma das principais ferramentas utilizadas pelo os professores, porém a maioria deles são trazidas de formas errôneas, por isso faz-se necessário fazer a análise deste material, pois através desta pesquisa poderá adotar outras medidas de ensino para os discentes, levando alternativas diferentes, como aulas práticas. Com base na análise dos livros didáticos, é notório que se precisa de mais informações neste conteúdo, para que o aluno possa entender o devido tema passado.

Palavras-chave: Amazônia; Micologia; Modalidades didáticas.

Biografia do Autor

Rafaela Silva de Lima

Discente do Curso de Ciências: Biologia e Química, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil.

Renato Abreu Lima

Docente do Curso de Ciências: Biologia e Química, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-01-03