AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS AULAS DE BIOLOGIA E QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO EM BENJAMIN CONSTANT¬-AM (BRASIL)
Resumo
O presente trabalho buscou pesquisar as formas e instrumentos de avaliação existentes para que o docente possa levar uma ação educativa de forma mais ampla e que possa influenciar na aprendizagem dos educandos, no qual foi estabelecido o objetivo principal de conhecer os instrumentos de avaliação da aprendizagem empregados ou adotados por professores das disciplinas de Biologia e Química, e as implicações disso para o processo ensino-aprendizagem, sendo os específicos analisar os diferentes tipos de avaliação que possibilitem ao professor mensurar o nível de aprendizagem dos alunos, verificar como se processa a avaliação da aprendizagem em sala de aula nas disciplinas de Biologia e Química do Ensino Básico, e descrever o processo avaliativo adotado pelos professores em sala de aula, nas disciplinas de Biologia e Química. A investigação foi realizada em uma escola da rede pública de Ensino no município de Benjamin Constant-AM. O público alvo foi composto por 09 professores, sendo 04 da disciplina de Biologia e 05 da disciplina de Química. Para o levantamento de dados, foi escolhido como instrumento de coleta uma entrevista semi-estruturada composta por 07 perguntas. Para a averiguação dos dados coletados foi realizada uma análise qualitativa. A maioria dos docentes mostrou que usam os processos avaliativos para desempenhar as habilidades que os alunos demostram ter em suas aulas. Esta pesquisa teve caráter social para a escola, e principalmente para os docentes. Todos os objetivos foram alcançados, e a investigação foi a primeira ser desenvolvida no Curso de Ciências Biologia e Química.
Palavras-chave: Alto Solimões, Avaliação, Interdisciplinar.