EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIAS QUE ECOAM DA AMAZÔNIA: PROCESSOS DE APRENDIZAGENS, ATITUDES E SABERES DOCENTES
Resumo
O presente trabalho realizado ao abrigo do mestrado em educação, PPGE-UFAM fará uma abordagem sobre como são contextualizadas as práticas pedagógicas de docentes objetivando colocar em diálogo os conhecimentos científicos e os saberes locais no Ensino Fundamental da Educação Básica, de modo a assegurar a aprendizagem significativa aos estudantes em contexto Quilombola na Amazônia brasileira. É importante assinalar que o professor costuma focar na “prática”, entendida como o acúmulo de atividades realizadas na escola e cujo objetivo é cumprir as exigências do Sistema de Ensino. A ideia é, então, conceber uma nova forma de ver a prática, confrontando-a com a reflexão teórica, com o que dizem os especialistas sobre ela e com os frutos de experiências exitosas que servem de guia para o professor determinar quais os elementos dessa prática, como fortalecê-los e o que eles almejam. Investigaremos de que forma os saberes tradicionais quilombolas são incorporados às práticas educacionais dos professores. Como a prática docente pode potencializar o processo de ensino-aprendizagem? Os saberes se fazem presentes no contexto escolar? De que forma? O estudo de campo traz contribuições tanto do ponto de vista educacional, quanto sociocultural que certamente se reverterá em maiores benefícios para a educação quilombola na Amazônia, e principalmente no lócus investigado. Os resultados parciais demonstram que há necessidade de novas políticas publicas para a melhoria dos indicadores da área. Da totalidade das informações aportadas podemos afirmar, a modo de conclusão que as escolas localizadas em comunidades quilombolas na Amazônia brasileira carecem de reconhecimento e valorização.
Palavras-chave: Comunidades quilombolas; educação escolar quilombola; saberes docentes; Amazonas (Brasil).